segunda-feira, 24 de março de 2008

Tradições, costumes e “Porque sempre foi assim”…

As tradições são algo que faz parte da nossa vida, sempre fizeram e farão. Apesar de não concordar com muitas dessas tradições, respeito-as, apesar de para mim não fazerem sentido, para outros fará certamente. Uma pessoa por quem eu tenho uma admiração especial disse “as tradições por si só não fazem sentido, é necessário perceber o porquê, e algumas tradições devem ser purificadas, isto é para poderem fazer algum sentido”.
Quando me estou a referir a tradições, refiro-me concretamente às festinhas de aldeia em honra do Santo X ou da Santa Y.
Existem coisas que me deixam intrigado, fará sentido que uma missa em honra de um determinado santo aquando da sua festa tenha mais fiéis que a celebração religiosa mais importante para todos os cristãos, a Vigília Pascal? É algo que não entendo, daí eu falar em tradições. “É a tradição fazer-se a festa”, “sempre foi assim”, “todos os anos se faz”, “todos os anos tenho de ir”, “se não houve-se a festa X nem parece que estamos na altura do ano Z” estas expressões são muito usadas para justificar estas festinhas de aldeia.
Nestas festas mistura-se o sagrado com o profano, os foguetes, o grupo musical que vem animar a festa, as meninas do grupo musical a dançarem em biquíni mesmo quando a temperatura ronda os 0º, as bebedeiras (sim porque festa sem se beber e comer não é festa), o senhor a fazer leilão de toalhas e panos de cozinha durante a procissão, etc. Eu não estou contra estas coisas, apenas acho que se deveriam separar bem as coisas: separar festa religiosa de convívio de pessoas.
Nem as pessoas que organizam a festa nem o padre da aldeia têm culpa, eles sim são os mais prejudicados com estas festas, porque se tentam mudar alguma coisa á tradição a aldeia cai-lhes em cima. E ainda têm de ouvir criticas como: “isto não tem jeito nenhum”, “o andor x devia estar antes do andor y”, “a festa teve poucos foguetes”, “o padre fez a missa muito grande”, “o pregador é um chato”, “grupo musical não prestava para nada” … estas pessoas fizeram um esforço por manter a tradição, abdicam de parte do seu tempo e da família, e as pessoas não lhes reconhecem o empenho nem o esforço.

4 comentários:

Hélder disse...

Sempre foi assim. "Criticar é fácil, fazer melhor é mais difícil".

Anónimo disse...

Mas quando é que as pessoas estão satisfeitas? Nem mesmo quando tudo é feito à maneira delas ficam na sua paz, quanto mais se se tenta mudar os costumes, as tradições!! Mas há que bater o ceguinho, pode ser que ele começe a ver... assim... talvez... com sorte...

Anónimo disse...

Keres um solução que agrada a maioria dos que falas-t? bem como não podes responder eu digo na msm. acaba-se com as festas! os k reclamam do mais e do menos tem de passar a reclamar do nada. os que reclamam de gastarem o tempo que podiam estar com a familia, passam a dispo dele! boa? e ainad s epoupa dinheiro!! lol

o vizinho do blog ao lado... disse...

Este post era só para diz que eu não gosto nada deste tipo de festas e infelizmente tenho de as aturar 3 vezes por ano… e não sou frequentador deste tipo de festas, a única coisa q gosto são as farturas, e são raras as vezes q como.